Gerenciados de Conteúdo Web (CMS)

Um sistema gerenciador de conteúdo web, ou web CMS (Content Management System), é um programa que facilita a criação de sites, oferecendo ferramentas de colaboração, publicação de conteúdo e administração. Uma de suas vantagens é permitir que usuários sem muito conhecimento de programação ou desenvolvimento web possam criar e editar o conteúdo do site.

Em geral um CMS oferece várias funcionalidades comuns em sites web, como uma interface de autenticação (usuário/senha), suporte a múltiplos idiomas, separação da camada de apresentação em um template (menus, banners, logos, CSS), integração com RSS, etc. O conteúdo gerado pelo usuário é armazenado em um banco de dados da ferramenta.

Existem muitos CMS no mercado. Os mais conhecidos são gratuitos e de código aberto. Existem CMS baseados em PHP, Java, Python, entre outras linguagens.

CMS baseados em Java

Entre as opções de Sistemas Gerenciadores de Conteúdo (CMS – Content Management Systems) compatíveis com Java, temos entre as principais opções:

  • Alfresco
  • Liferay
  • OpenCMS

De acordo com o relatório http://www.waterandstone.com/book/2010-open-source-cms-market-share-report, a opção mais bem avaliada foi o Liferay, um CMS que não conhecia até o momento. Resolvi começar a avaliação por ele, até para servir de baseline para comparação com os outros dois e também com os CMS PHP, listados na próxima seção.


CMS baseados em PHP

Os CMS compatíveis com PHP são os mais populares na Internet, e entre as principais opções temos:

  • Wordpress
  • Joomla!
  • Drupal

De acordo com o mesmo relatório http://www.waterandstone.com/book/2010-open-source-cms-market-share-report, as três opções são bem avaliadas. O Wordpress é mais voltado para criação de blogs, e entre o Joomla! e o Drupal, o primeiro possui uma comunidade maior e com mais conteúdo.



Comments